PREV – EMISSÃO DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DO INSS
Serviço recomendado para:
👮♂️ Servidor
Emissão de Certidão de Tempo de Contribuição do INSS para averbação no NAVEGANTESPREV.
Atualizado em: 01/01/2021.
É importante saber
Oferece atendimento presencial
Oferece atendimento por telefone
Oferece atendimento pela internet
Exige apresentação de documentos
Está amparado por Lei
Como solicitar?
Por Telefone
Dúvidas acerca da emissão da CTC do INSS
Canal utilizado para esclarecimento de dúvidas, sendo possível entrar em contato através do whatsapp (47) 992444656.
Fone: (47) 3342 3838
Segunda a sexta-feira: Das 7h às 13h
Pela Internet
Tempo de espera para atendimento: ImediatoInstituto de Previdência NavegantesPrev
atendimento@navegantesprev.sc.gov.br
Presencialmente
Tempo de espera para atendimento: 30 minutosTempo para conclusão do serviço: 30 minutos
NAVEGANTESPREV
Segunda a sexta-feira: Das 7h às 13h
Av. Conselheiro João Gaya, 295, Centro
88370-314
O tempo de atendimento se refere ao recebimento de documentos e criação do acesso ao site do INSS. No que se refere ao prazo de emissão da certidão por parte do INSS, não há como determinar com exatidão.
Passo a Passo
1
Comparecer ao NAVEGANTESPREV para retirar lista de documentos pessoais a serem providenciados e requerimento de documentos funcionais para protocolar junto ao RH da Prefeitura ou Secretária da Educação, se for o caso;2
Requerer documentos funcionais junto ao RH ou Secretaria de Educação, se for o caso;3
Entregar documentos pessoais e funcionais no NAVEGANTESPREV;4
Servidor do NAVEGANTESPREV recebe a documentação e cria o acesso ao site ou aplicativo do INSS juntamente com o segurado;5
Servidor do NAVEGANTESPREV confecciona Declaração de Tempo de Contribuição e protocola requerimento de Certidão de Tempo de Contribuição-CTC no site do INSS;6
Segurado recebe uma mensagem do INSS para acompanhar pedido pelo site ou aplicativo;7
Em caso de certidão concedida ou pedido de cumprimento de exigência, segurado recebe uma mensagem do INSS e deve informar ao NAVEGANTESPREV;8
Em caso de exigência do INSS, servidor do NAVEGANTESPREV verifica quais os documentos devem ser providenciados pelo segurado;9
Em caso de certidão concedida, servidor do NAVEGANTESPREV faz a conferência da certidão e, estando correta, faz uma simulação de aposentadoria para apresentar ao segurado;10
Em caso de inconformidade na certidão, segurado é avisado e, caso autorize, o NAVEGANTESPREV protocola o pedido de revisão no site do INSS, voltando ao Passo nº 5.Legislação relacionada
Norma Municipal: Lei 8.213/1991 |
---|
http://http://www.planalto.gov.br/ccivil_3/leis/I8213cons.htm |
Informações Adicionais
Requerimento de CTC
Todo pedido de CTC é feito via site do INSS, não havendo atendimento presencial, exceto em casos de cumprimento de exigência que assim o determine.
Todo pedido de CTC é feito via site do INSS, não havendo atendimento presencial, exceto em casos de cumprimento de exigência que assim o determine.
Outras Exigências
- Documentos Funcionais: Holerite do último mês, ficha funcional, histórico profissional, fichas financeiras, certidão de tempo de serviço, certidão de histórico remuneratório, todas as portarias do servidor, declaração de docência (para magistério).
Documentos
Documento | Apresentação | Vias(s) |
---|---|---|
RG e CPF; | Original | 1 |
Comprovante de endereço; | Original | 1 |
Título de Eleitor; | Original | 1 |
CTPS; | Original | 1 |
Certidão de Casamento; | Original | 1 |
Certidão de Nascimento dos filhos menores de 21 anos. | Original | 1 |
Órgão / Entidade responsável
- Instituto de Previdência Social do Município de Navegantes - PREV
Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida
por Lei.
- ✭ Portadores de Deficiência
- ✭ Idosos
- ✭ Gestantes e lactantes
- ✭ Pessoas com criança de colo
- ✭ Obesos