SGC – SERVIÇOS DA OUVIDORIA
A Ouvidoria do município foi instituída no âmbito do Poder Executivo Municipal de Navegantes em 2013, como um espaço onde o cidadão pode fazer suas críticas, sugestões, reclamações e elogios, além dos pedidos de acesso à informação pública.
Constitui-se em um dos instrumentos do Serviço de Informação ao Cidadão – SIC Municipal previsto na Lei nº 2973/2015 e um importante canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública.
A Ouvidoria do município foi instituída no âmbito do Poder Executivo Municipal de Navegantes em 2013, como um espaço onde o cidadão pode fazer suas críticas, sugestões, reclamações e elogios, além dos pedidos de acesso à informação pública.
Constitui-se em um dos instrumentos do Serviço de Informação ao Cidadão – SIC Municipal previsto na Lei nº 2973/2015 e um importante canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública.
PEDIDOS DE ACESSO A INFORMAÇÃO – Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11): Serviço em que o cidadão pode solicitar o acesso à informações e documentos públicos, salvo aquelas(es) que se revestem de sigilo nos termos da lei.
Requisitos para atendimento: O pedido de acesso deverá conter o nome do requerente, número de documento de identificação válido, especificação de forma clara e precisa da informação requerida, bem como o endereço físico ou eletrônico do requerente para o recebimento de comunicações ou da informação requerida. Não será atendido pedido de acesso genérico, desproporcional, desarrazoado ou que exija trabalho adicional de análise, interpretação ou consolidação de dados e informações, ou serviço de produção, ou tratamento de dados que não seja de competência da Prefeitura Municipal de Navegantes.
SOLICITAÇÃO: Serviço em que o cidadão requer a adoção de providência por parte da Administração Municipal.
Requisitos para atendimento: A manifestação deve conter elementos mínimos indispensáveis à sua solução e a exposição dos fatos conforme a verdade. É importante que o cidadão proceda com lealdade, urbanidade, boa-fé e preste as informações que lhe forem solicitadas.
RECLAMAÇÃO: A reclamação se constitui na demonstração de insatisfação de cidadão relativa à algum serviço público.
Requisitos para atendimento: A manifestação deve conter elementos mínimos indispensáveis à sua solução e a exposição dos fatos conforme a verdade. É importante que o cidadão proceda com lealdade, urbanidade, boa-fé e preste as informações que lhe forem solicitadas.
DENÚNCIA: Ao fazer uma denúncia, o cidadão comunica ao poder público uma possível prática de ato ilícito.
Requisitos para atendimento: A manifestação deve conter elementos mínimos indispensáveis à sua apuração (autoria e materialidade) e a exposição dos fatos conforme a verdade. É importante que o cidadão proceda com lealdade, urbanidade, boa-fé e preste as informações que lhe forem solicitadas.
SUGESTÃO: A sugestão se constitui em uma proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública Municipal.
Requisitos para atendimento: A manifestação deve conter elementos mínimos indispensáveis à sua solução e a exposição dos fatos conforme a verdade. É importante que o cidadão proceda com lealdade, urbanidade, boa-fé e preste as informações que lhe forem solicitadas.
ELOGIO: Por meio do elogio, o cidadão comunica o reconhecimento ou a satisfação com o serviço oferecido ou atendimento recebido.
Requisitos para atendimento: A manifestação deve conter elementos mínimos indispensáveis ao encaminhamento da manifestação ao elogiado ou ao setor responsável pela prestação do serviço.
Atualizado em: 29/11/2022.
É importante saber
Como solicitar?
Por Telefone
Tempo de espera para atendimento: ImediatoContato através do telefone
"156 (Ligação gratuíta) (47) 3342-9559 (Ligação direta) (47) 3342-9500 (Central telefônica do Paço Municipal, opção 7) "
Fone: (47) 3342-9559
Segunda a sexta-feira: Das 13h às 19h
Pela Internet
Tempo de espera para atendimento: ImediatoFala.BR - Navegantes/SC
https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/sc/Navegantes/Manifestacao/RegistrarManifestacao
E-mail:ouvidoria@navegantes.sc.gov.br
Presencialmente
Tempo de espera para atendimento: ImediatoAtendimento presencial
Segunda a sexta-feira: Das 13h às 19h
Rua João Emílio, 100, Centro
88370-446
O atendimento é realizado de segunda-feira á sexta-feira, se dará de forma imediata. No caso de haver mais pessoas para atendimento, será observada a ordem de chegada e as prioridades no atendimento.
Passo a Passo
1
O cidadão registra a manifestação independente do acesso escolhido. Os servidores da Ouvidoria Geral fazem uma avaliação a fim de identificar a melhor forma de tratá-la, e direcionam a manifestação para a(s) ouvidoria(s) setorial(is) do(s) órgão (s) responsável(is) pela prestação do serviço público, solicitando providências nos prazos definidos.2
Este órgão encaminha a resposta, com as providências adotadas e/ou justificativas para a Ouvidoria Geral.3
A Ouvidoria Geral responderá ao manifestante assim que os tramites internos estiverem apurados com a solução ou informação da respectiva demanda.Legislação relacionada
Norma Municipal: LEI Nº 2973 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2015 | |
---|---|
Lei-ordinaria-2973-2015-Navegantes-SC | 01/08/2019 |
https://servicos.navegantes.sc.gov.br/uploads/2258/arquivos/1552354_Lei_ordinaria_2973_2015_Navegantes_SC.pdf | Norma Municipal: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002/2017 |
Lei-ordinaria-2973-2015-Navegantes-SC | 01/08/2019 |
https://servicos.navegantes.sc.gov.br/uploads/2258/arquivos/1552258_INSTRUCAO_NORMATIVA_0022017.pdf | Norma Municipal: LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 |
Lei-ordinaria-2973-2015-Navegantes-SC | 01/08/2019 |
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm |
Informações Adicionais
Segurança, restrição de acesso a dados pessoais, sigilo, comunicações pelo sistema Fala.BR - Navegantes/SC sobre resposta da manifestação, atendimento em local apropriado e privado
Órgão / Entidade responsável
- Ouvidoria-geral -
Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
- ✭ Portadores de Deficiência
- ✭ Idosos
- ✭ Gestantes e lactantes
- ✭ Pessoas com criança de colo
- ✭ Obesos