SMS – CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL 1 de NAVEGANTES(CAPS) I
Serviço recomendado para:
👨👩👦 Cidadão
Unidade de prestação de serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza atendimento à pessoas de todas as faixas etárias que apresentam, prioritariamente, intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. |
Atualizado em: 23/01/2024.
É importante saber
Oferece atendimento presencial
Oferece atendimento por telefone
Exige apresentação de documentos
Está amparado por Lei
Como solicitar?
Por Telefone
Centro de Atenção Psicossocial 1 de Navegantes - CAPS I
Fone: 47 31852008
07h00 a 17h30min
Presencialmente
Centro de Atenção Psicossocial 1 de Navegantes - CAPS I
07h00 a 17h30min
Rua Vereador Gildo Batista,, 996, Centro
88370-366
Os acolhimentos são realizados diariamente, sendo 5 vagas no período da manhã, às 07:00, e 5 vagas no período da tarde, às 13:00h. Os demais atendimentos são realizados mediante agendamento prévio. O tempo de atendimento e conclusão irá depender da solicitação do serviço que usuário/munícipe requisitou. É importante o acompanhamento de um membro da rede de apoio do paciente (familiares ou amigos próximos) durante os atendimentos.
Passo a Passo
1
A forma de acesso é através da demanda espontânea e encaminhamentos da rede.2
É necessário documento de identificação com foto, comprovante de residência e o cartão atualizado do SUS. Para atendimentos relacionados ao uso de substâncias psicoativas é necessário também a apresentação da carteira de vacinação contra COVID-19. É importante disponibilizar cópia dos encaminhamentos, prescrições médicas e prontuários de outras instituições de saúde.3
O acolhimento é o primeiro atendimento realizado por um profissional da equipe (técnicos de referência).4
Os usuários acolhidos serão na sua grande maioria discutidos em reunião de equipe, na qual são determinadas as condutas cabíveis e demais direcionamentos (consultas ou grupos).5
Após será realizado o seu Plano de Tratamento Individual - PTI.6
Caso não permaneça no serviço será referenciado ou contra referenciado para a Atenção Primária a Saúde - APS.7
Os casos mais graves são avaliados pelo médico psiquiatra e encaminhados ao hospital psiquiátrico caso haja indicação.Legislação relacionada
Norma Municipal: LEGISLAÇÃO |
---|
https://www.saude.sc.gov.br/index.php/servicos/gestores-da-saude/282-Sa%C3%BAde%20Mental/5331-legislacao-saude-mental#:~:text=Portaria%20n%C2%BA%203.088%2C%20de%2023,%C3%9Anico%20de%20Sa%C3%BAde%20(SUS). | Norma Municipal: PORTARIA Nº 336, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 |
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html |
Outras Exigências
- Carteira de Vacinação contra COVID-19 para atendimentos relacionados ao uso de substâncias psicoativas.
Documentos
Documento | Apresentação | Vias(s) |
---|---|---|
Documento de identificação, Cartão do SUS, Comprovante de Residência, Prontuário eletrônico | Original | 1 |
Órgão / Entidade responsável
- Secretaria Municipal de Saúde - SMS
Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida
por Lei.
- ✭ Portadores de Deficiência
- ✭ Idosos
- ✭ Gestantes e lactantes
- ✭ Pessoas com criança de colo
- ✭ Obesos