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SDER - IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO - IPTU

Serviço recomendado para

O que é?

Imposto cobrado anualmente do proprietário ou possuidor de imóvel urbano, residencial ou comercial, construídos ou não.

 

Atualizado em: 14/06/2021.

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Como solicitar?

Presencialmente
Tempo de espera para atendimento
30 minutos
Tempo para conclusão do serviço
10 minutos
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita
Avenida Prefeito José Juvenal Mafra, 498, Centro, CEP 88370-112
Horários de atendimento: De segunda a sexta-feira: Das 13h às 19h
Observação: Apenas o titular do cadastro pode solicitar os débitos do imóvel. No caso de terceiro, este deve estar devidamente identificado e autorizado pelo titular. O tempo de espera varia de acordo com a demanda no atendimento.
Por telefone
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita
Fone: (47)3185-2024
Horários de atendimento: Atendimento de Segunda a Sexta-Feira das 13h ás 19h.
Observação: Apenas para esclarecimento de dúvidas.
Pela internet
Tempo de espera para atendimento
Imediato
Tempo para conclusão do serviço
15 minutos
IPTU
A emissão da guia de pagamento de IPTU do ano corrente pode ser solicitada através do e-mail iptu@navegantes.sc.gov.br.
https://e-gov.betha.com.br/cdweb/03114-123/contribuinte/rel_guiaiptu.faces

Documentações Exigidas

Documento Apresentação Via(s)

RG, CPF ou CNPJ (do titular do IPTU);

Original 2

Certidão de Casamento (caso o imóvel esteja em nome do cônjuge);

Original 2

Certidão de Óbito (caso o imóvel esteja em nome de pessoa falecida);

Original 2

Contrato de Compra e Venda ou Matrícula do Imóvel (caso o imóvel esteja em nome do proprietário anterior).

Original 2

Passo a Passo

1

Dirigir-se a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita com a documentação de identificação solicitada;

2

Aguardar a emissão da guia ou carnê para pagamento.

Legislação relacionada

Norma Municipal: Lei Complementar n° 6/2002
Link: http://leismunicipa.is/jprkf
Outras Informações
Alteração de Titularidade
A alteração de titularidade do IPTU é realizada pelo setor de cadastro imobiliário.

É importante saber

  • Oferece atendimento presencial
  • Oferece atendimento por telefone
  • Oferece atendimento pela internet
  • Exige apresentação de documentos
  • Está amparado por Lei

Órgão / Entidade responsável

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita - SDER

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Atendimento preferencial

Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos

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Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de deficiência física
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos